quarta-feira, 10 de junho de 2015

A origem do Tênis a partir de Jeu de Paume


Conforme combinado. Aos 2º anos, seguem os textos. 
Estudem!
Abraços!
A origem do Tênis a partir de Jeu de Paume
Há muitas teorias para o surgimento do tênis, mas há um consenso de que a França estabeleceu as bases reais do jogo com o surgimento do "jeu de paume" (jogo da palma), no final do século XII e início do XIII.
No tênis primitivo as raquetes não eram empregadas. Os jogadores usavam as mãos nuas e depois optaram por usar luvas. No século XIV, já havia jogadores que usavam um utensílio de madeira em forma de pá, conhecido como "battoir" e que mais tarde recebeu um cabo e também as cordas trançadas. Era o nascimento da raquete, uma invenção italiana.
Com o tempo, o tênis deixou de ser jogado com a bola contra o muro, passando a ser praticado em um retângulo dividido ao meio por uma corda. Surgiu, assim, o "longue-paume", que permitia a participação de até seis jogadores de cada lado. Mais tarde apareceu o "court-paume", jogo similar, disputado em recinto fechado, mas de técnica mais complexa e exigindo uma superfície menor para sua prática.
Muitos reis da França tinham no "jeu de paume" sua principal diversão, chegando a ponto de o rei Luís XI decretar "que a bola de tênis teria uma fabricação específica: com um couro especialmente escolhido, contendo chumaço de lã comprimida, proibindo o enchimento com areia, giz, cal, cinza, terra ou qualquer espécie de musgo". Para se ter uma idéia do crescimento do esporte na França, o rei Luís XII (1498 a 1515) pediu a um francês de nome Guy Forbert para codificar as primeiras regras e regulamentos e fez construir em Órleans, cidade onde tinha o seu palácio, nada menos que 40 quadras.
Em plena "Guerra dos Cem Anos", o rei Carlos V condenou o "jeu de paume", declarando que "todo jogo que não contribua para o ofício das armas será eliminado". Com tal proibição, lembrando que o jogo era praticado até aos domingos, pode-se deduzir que o novo esporte alcançou uma grande popularidade na França.
Com a Revolução Francesa, as Guerras Napoleônicas, o esporte praticamente desapareceu junto com a destruição das quadras. No século XIX, um jogador J. Edmond Barre, que se sagrou campeão da França em 1829 e conservou o título por 33 anos, até 1862.
Fonte: http://cbtenis.com.br/site.aspx/historia-tenis visitado em 05/06/2015


Contagem dos Pontos

De onde vem a contagem de pontos no tênis? Coracy Ribeiro da Granja, Rio de Janeiro, RJ
As dúvidas sobre a contagem no tênis vêm desde o século 16, quando foi publicado o livro 'Declaração das duas dúvidas existentes na contagem do jogo da palma'. Hoje duas explicações podem resolver esse problema. Uma delas diz que a contagem obedece ao sistema sextante, em moda na época por seu uso na geometria e na astronomia.
O sistema é dividido como as horas. Cada grau (hora) tem 60 minutos. Para ganhar um game era necessário fazer quatro pontos, cada um valendo 15. Os 15 (minutos) x 4 formavam os 60 graus. Daí, a contagem ser 15, 30 e 45. Os 60 não são pronunciados porque indicam a vitória do game (jogo). Isso também explica a razão pela qual, no início do século 18, começou a se considerar um set uma partida com seis games. A fórmula é a seguinte: 15 minutos x 4 = 60 graus; 60 graus x 6 games = 360 graus (1 set). O ciclo estava fechado! Já a mudança do 45 para 40 pode ter sido um 'comodismo de linguagem'. O forty five (45, em inglês) foi 'diminuído' para 40 (forty) com o tempo.
A segunda explicação diz que, nos primeiros tempos em que o tênis existiu, uma das regras dizia que, se uma dupla ganhasse um ponto, poderia sacar no lance seguinte e avançar 15 jardas. Se ganhasse novo ponto, sacaria mais 15 jardas à frente, 30 à frente do ponto inicial. No terceiro ponto, iria sacar mais 10 jardas à frente, ou 40 a partir do ponto inicial. No próximo ponto, ganharia o jogo.
Fonte: 'Tênis – Catarse Moderna', de Edmundo Giffoni, e International Tennis Hall of Fame
visitado em 05/06/2015

Pontuação Atual

A pontuação é idêntica em jogos de simples e duplas. Um jogo de tênis é designado por termos como 15, 30, 40, e game, com zero pontos sendo referido pelo termo “love” (possivelmente derivado da uma palavra francesa “l’oeuf”, ovo, referenciado a aparência física do número zero). Um empate em 40 é chamado de “deuce”. Porque um jogo deve ser vencido por dois pontos, o jogo continua em iguais até um jogador fazer uma diferença de dois pontos. Depois de empatar, o jogador que vencer o próximo ponto é dito que tem a vantagem. Em uma competição de tênis, a pontuação do sacador é sempre dada primeiro. Os jogadores ou equipes mudam os lados quando a soma dos games jogados for ímpar.
Jogadores devem vencer seis games para vencer o set, mas eles devem vencer ao menos por uma diferença de dois games. Se um set ficar iguais em 5-5, ao menos 7 games vitoriosos são necessários para vencer o set. Um tie-break é usado se um set ficar empatado em 6-6. Um tiebreak é normalmente jogado por 7 pontos, mas vence quem fizer uma diferença de ao menos 2 pontos. O vencedor de um tiebreak vence o set por 7-6, mais o total de pontos feitos no tiebreak. O jogo de tênis é normalmente melhor de três ou cinco sets.

Fonte: http://www.donasdabola.com.br/2011/10/26/tenis-de-quadra/ visitado em 05/06/2015


Nenhum comentário: