sexta-feira, 21 de agosto de 2009

COMO RECONHECER A DESIDRATAÇÃO

Saiba como identificar os principais sinais de desidratação durante a prática de atividades físicas
Fonte: GSSI (Gatorade Sports Science Institute)
A maioria dos praticantes de atividade física não percebem o quanto realmente suam. E nem a rapidez com que podem se desidratar. Ainda que as pessoas transpirem de maneira diferente, a perda de líquidos pode causar problemas para todas as pessoas fisicamente ativas. Se os líquidos e os sais minerais perdidos com o suor não forem repostos de maneira correta, a desidratação e a fadiga precoce são inevitáveis.
Como isso não demora muito para acontecer, é importante que os praticantes registrem seu peso corporal antes e após os exercícios intensos. Mesmo a perda de 2% dos líquidos corporais pode comprometer seriamente o desempenho, causando fadiga e afetando as habilidades cognitivas. Os sinais de advertência da desidratação incluem:
- Dor de cabeça
- Fraqueza- Fadiga
- Vertigem
- Irritabilidade
- Cãibras musculares
- Tontura
A desidratação, além de prejudicar a performance física, aumenta o risco de lesão e o risco de doenças provocadas pelo calor.
Portanto, atente aos sinais de advertência do corpo e acrescente na sua rotina de exercícios a ingestão de repositores hidroeletrolíticos.Se os sintomas persistirem, ou incluirem desorientação, ondas de calor, calafrios, vômitos, náuseas, e/ou alteração da consciência, requerem atenção médica.

Nenhum comentário: