quinta-feira, 2 de abril de 2009

Padroes de Beleza - Ensino Médio 1ª ano


Padrões de beleza são modelos corporais definidos pela mídia tanto para homens como, principalmente para mulheres. Porém para esculpir estes modelos corporais não basta apenas o exercício físico, nem mesmo conjugado com dieta. Exige também a intervenção cirúrgica (lipoaspiração, cirurgia plástica, próteses de silicone). Com o devido suporte de supostas evidencias cientificas, aumenta o oferecimento de produtos e serviços associados à busca desse ideal de beleza corporal (massagens, cosméticos, alimentos light e diet., etc.), no chamado “mercado do corpo e do fitness”. Contraditório a este mercado encontramos grupos sociais de pobreza e miséria, nos quais ainda muitos brasileiros que passam fome!
É muito difícil resistir a essa pressão, do corpo perfeito, e a partir do momento em que a pessoa passa a aderir as praticas alimentares e de exercitação física sugeridas pode haver comprometimento da saúde, assim como um constrangimento social decorrente da sensação de não atingir o padrão de beleza idealizado.
Em todos os canais de comunicação, e também nos espaços públicos, ditam-se as regras do cultivo do corpo. Dentre os exercícios físicos, difundiu-se a musculação, as atividades de fitness, o fisiculturismo. O corpo belo é aquele sempre “magrinho”, “durinho”, sem celulite ou estrias.
Apesar de sabermos o quanto a alimentação e o exercício físico são benéficos à saúde, a busca por um determinado padrão de perfectibilidade da beleza, impulsiona o consumo de produtos, de práticas e de recursos nem sempre compatíveis com esse propósito. Diante da possibilidade (ou ilusão...) de obter resultados expressivos em curto espaço de tempo, muitos jovens passam a adotar condutas por vezes enganosas ou mesmo prejudiciais a saúde, entre as quais se encontram as dietas “milagrosas” e o uso inadequado de suplementos alimentares. Modificações drásticas na dieta que resultam em perdas acentuadas de peso em curto espaço de tempo são difíceis de serem mantidas...você conseguiria tomas só sopa por toda sua vida, só para manter o peso???; Além disso, a perda de peso observada decorre principalmente da redução hídrica (perda de água), bem como da perda de tecido magro, permanecendo as reservas de gordura quase inalteradas, em verdade, programas saudáveis de emagrecimento preconizam que a perda ponderal não deva exceder 1% do peso corporal total por semana, evitando assim prejuízos a saúde.
Outros problemas que afetam os jovens frequentemente, diante do forte apelo social em favos de padrões de beleza caracterizados pela magreza corporal, são distúrbios alimentares como
anorexia e a bulimia. A anorexia nervosa, mais comum em meninas, caracteriza-se pelo desejo obsessivo de manter o peso corporal abaixo dos níveis normais para a faixa etária e estatura em virtude da preocupação excessiva com a imagem corporal que se encontra distorcida, pois pessoas anoréxicas se percebem gordas apesar de sua magreza. Pela “magreza” se mantêm em jejum por longos períodos e ingerem menos alimentos que o necessário para manter o balanço energético, além de estimularem compulsivamente o maior gasto energético possível em sessões de exercícios (ginástica).
A bulimia nervosa caracteriza-se por episódios freqüentes de ingestão alimentar em excesso num curto período de tempo, quase sempre seguidos por jejum, uso abusivo de laxantes ou diuréticos, vômitos autoinduzidos, numa tentativa de evitar o aumento de peso após o exagero alimentar.
Quando não tratadas, cerca de 6% a 20% das pessoas diagnosticadas com anorexia têm morte prematura por suicídio, cardiopatia ou por infecções.
É importante sabermos que não temos que buscar um “corpo perfeito” ou ideal. Temos que aprender a cuidar de nosso “corpo possível”
Fonte: caderno do professor: educação física, ensino médio – 1ª série, volume 1°/ Secretaria da Educação do Estado de São Paulo: SEE, 2009.

8 comentários:

Anônimo disse...

muito legal...gostei

Unknown disse...

essas doenças ´´bulimia e anorexia´´acontece cada evz mais constante no nosso dia-a-dia ,pois as modelos estão cada vez mais ,preoculpada com sua aparença fisica , quem não se lembra da noticia que passou no jornal esses dias , uma modeloo é lindaa , perfeitaa , as pessoas pegaram essa modelo e fizeram uma montagem de sua fotoo ...uma montagem dela antes magrinhaa e outra montagem dela depois gordinhaa ??

Anônimo disse...

Otimo texto ! COloquei a maioria no meu trabalho do primeiro ano... vamos ver a minha nota, so editei algumas partes !
Grato
RENAN

Anônimo disse...

Muito legal e bem explicado .
Obrigada ajudou muito .
Beijos e OBRIGADA !

drika disse...

muito legal esse texo me ajudou mto no trabalho eu tirei nota 10 graças a esse texo obrigada ADRYELLE

drika disse...

MTO LEGAL ESSE TEXO TIREI NOTA 10 NO MEU TRABALHO GRAÇAS A ESSE TEXO OBRIGADA ADRYELLE S ALVES

Anônimo disse...

meu muito legal esse texto

Anônimo disse...

otmo...
minha pesquisa vai ser a melhor....