terça-feira, 18 de novembro de 2008

Matéria para estudo em sala de aula - 8ª séries.

Olá, estou postando a matéria para estudo, favor imprimir e estudar.
Grato e até mais...

ENTENDENDO OS PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO DESPORTIVO
Iniciar um treinamento em qualquer nível não é tão simples quanto parece.
Tem que ter o acompanhamento de um profissional, autorização médica, muita determinação e disciplina para atingir seus objetivos. Qualquer exercício tem que estar embasado nos princípios do treinamento.
O primeiro princípio do treinamento desportivo a ser analisado é o princípio da individualidade biológica que é a capacidade única dos seres vivos de responder ao agente estressor.
Já o princípio da adaptação consiste em mudanças estruturais, funcionais e biológicas, geralmente irreversíveis, que passam de gerações para gerações. É a famosa genética, alguns têm maior facilidade de desenvolver uma capacidade física em comparação a outros mesmo ambos desenvolvendo o mesmo principio de treinamento desportivo.
O princípio desportivo da aclimação corresponde a mudanças estruturais reversíveis em função da imposição de estímulos não naturais ao organismo, ou seja, o exercício físico. São os resultados de um treinamento, (as mudanças que ocorrem no organismo do individuo).
O princípio do treinamento desportivo da sobrecarga diz respeito à capacidade do exercício de ultrapassar as demandas fisiológicas, ou seja, os limites do corpo, obrigando o organismo a uma nova aclimação. Corresponde ao aumento da carga de trabalho.
O princípio do treinamento desportivo da supercompensação é a capacidade do organismo de aumentar suas reservas energéticas, desde que seja submetido a um período de descanso suficiente.
O princípio do treinamento desportivo da especificidade está pautado na própria especificidade, ou seja, você deve treinar aquilo que quer melhorar. Para melhorar a flexibilidade o ideal é trabalhar com alongamentos.
O princípio da continuidade diz que, a partir do momento em que você deixa de fazer certa atividade, o seu desempenho não será igual naquela atividade. ( Reversibilidade)

Nenhum comentário: